Pio X ou São Pio X (em italiano: Pio X, latim eclesiástico: Pius PP. X), O.F.S., nascido Giuseppe Melchiorre Sarto; (Riese (Treviso), 2 de junho de 1835 – Roma, 20 de agosto de 1914), foi o 257.º Papa da Igreja Católica e Bispo de Roma. O seu pontificado decorreu de 4 de agosto de 1903 até a data da sua morte. Ficou conhecido como o “Papa da Eucaristia” e foi o primeiro Papa a ser canonizado desde Pio V (1566–1572).
Foi ordenado diácono em 27 de fevereiro de 1858;
Foi ordenado sacerdote em 18 de setembro de 1858;
Foi nomeado bispo de MÂNTUA em 10 de novembro de 1884;
Foi sagrado bispo em 16 de novembro de 1884;
Foi nomeado Patriarca de Veneza em 12 de junho de 1893 – Cardeal-presbítero;
Foi eleito PAPA em 4 de agosto de 1903;
Entronizado como PAPA em 9 de agosto de 1903;
Fim de Pontificado em 20 de agosto de 1914
(11 anos, 16 dias).
O Catecismo da Doutrina Cristã ou Compêndio da Doutrina Cristã, mais conhecido como Catecismo de São Pio X, pode se referir tanto a um catecismo publicado em 1905 para ser usado na diocese de Roma na época do pontificado do Papa São Pio X, como ao catecismo que o sucedeu em 1912; ambos com o objetivo de popularizar o ensino do catecismo na Igreja Católica e tornar os católicos mais informados e conhecedores da sua fé e doutrina. Estes catecismos tinham também a função de resumir o Catecismo Romano, que foi um produto importante do Concílio de Trento.
Como padre e, posteriormente, bispo, muitas vezes se esforçou para levar instrução religiosa a jovens rurais e urbanos que não podiam frequentar escolas católicas.
Ele desenvolveu uma reputação de ser muito amigável com crianças. Ele carregava doces em seus bolsos para os meninos de rua em Mântua e Veneza, e lhes ensinava catecismo .
Durante as audiências papais, ele reunia as crianças ao seu redor e conversava sobre coisas que as interessavam. Suas aulas semanais de catecismo no pátio de São Dâmaso, no Vaticano, sempre incluíam um lugar especial para crianças, e sua decisão de exigir a Confraria da Doutrina Cristã em cada paróquia foi parcialmente motivada pelo desejo de salvar as crianças da ignorância religiosa.